Ir para o conteúdo

Novembro Roxo | Dia Mundial da Prematuridade no HGO

A Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais e Pediátricos (UCINP), do Serviço de Pediatria do HGO, assinalou o Dia Mundial da Prematuridade (e o mês da sensibilização para a prematuridade) com uma exposição no átrio principal do HGO, em tributo aos pequenos grandes heróis, aos pais e cuidadores e aos profissionais que cuidam e apoiam os prematuros e as suas famílias, ajudando-os a alcançar maior autonomia.

Este ano com o mote “Pequenas ações, GRANDE IMPACTO: contato pele a pele imediato para todos os bebés, em todos os lugares”, este dia tem como objetivo aumentar a consciencialização para os desafios do nascimento prematuro, sensibilizar para a implementação de medidas simples, comprovadas e eficientes que podem ajudar a prevenir ou minimizar sequelas associadas à prematuridade e homenagear estes bebés e as suas famílias.

Além da exposição, foi também decorada a UCINP e distribuídos crachás às mães, aos pais e aos profissionais, bem como diplomas aos bebés prematuros.

Em 2023, nasceram já mais de 2 400 bebés no HGO, dos quais 255 prematuros (menos de 37 semanas de gestação).

A UCINP do HGO é composta por uma equipa de 63 profissionais de saúde (11 médicos, 39 enfermeiros e 13 assistentes operacionais).

Parabéns aos Super-bebés, a todos os profissionais que deles cuidam, e também aos papás!

17/11/2023
imagem do post do Novembro Roxo | Dia Mundial da Prematuridade no HGO