A 16 de novembro de 2015 foi criada a Unidade de Hospitalização Domiciliária (UHD) no HGO – a primeira do país. O começo tímido e cauteloso foi mote para um percurso que foi ganhando robustez, experiência, permitindo dar resposta a doentes cada vez mais complexos. Este modelo direcionado para a prestação de cuidados ao indivíduo com doença aguda no seu próprio domicílio, foca o seu trabalho nas necessidades dos doentes e suas famílias, de forma individualizada, numa atuação mais próxima, humanizada, preservando a qualidade e o rigor clínico na visão holística da Medicina Interna. Ao longo destes 8 anos foram já tratados mais de 3.700 doentes na UHD do HGO, em mais de 45.400 visitas.
Além de percursora da Hospitalização Domiciliária (HD) em Portugal, a UHD do HGO colaborou com a ACSS no desenvolvimento do modelo de financiamento e colaborou com a DGS na elaboração da Norma da HD. Foi percursora no estabelecimento de protocolos com várias ERPI, alargando a HD aos seus residentes, e promovendo formação às novas UHD por todo o país, hoje mais de 40 a nível nacional.
A equipa foi crescendo, sendo atualmente constituída por 6 médicos e 10 enfermeiros em regime fixo, assistente social, nutricionista, farmacêutica, assistente operacional, assistente técnica, administrador hospitalar – uma equipa multidisciplinar e motivada, que mantém uma articulação intra-hospitalar fundamental para a sua atividade, e uma relação robusta com os cuidados de saúde primários e restantes respostas da comunidade para a melhor transição de doentes – quer no momento da admissão, quer no momento da alta.
Os doentes podem ser admitidos vindos de qualquer serviço hospitalar de adultos, incluindo a urgência, serviços médicos e cirúrgicos, hospitais de dia e consultas externas, bem como dos cuidados de saúde primários, outros hospitais e UHD do país. Qualquer doente que tenha critério para internamento hospitalar pode ser elegível para UHD, desde que o aceite, tenha cuidador sempre que a sua condição clínica ou estado funcional assim o exijam, resida em local com saneamento básico, e se encontre hemodinamicamente estável e com diagnóstico estabelecido.
Com perspetivas de manter um percurso ativo, dinâmico e inovador, a UHD é dotada de meios humanos, logísticos e tecnológicos que permitem o acompanhamento de 24 doentes em simultâneo – um número que se pretende continuar a aumentar.
Parabéns a toda a equipa e longa vida à UHD do HGO!
16/11/2023