Comunicado | Ataque informático HGO

No seguimento do ataque informático de que foi alvo esta madrugada, o Hospital Garcia de Orta (HGO) informa que manteve hoje praticamente toda a atividade clínica, com exceção das consultas externas.

Até a normalidade ser restabelecida, informa-se que se manterão as primeiras consultas, sendo as consultas subsequentes reagendadas tão brevemente quanto possível.

Os doentes que se encontrem a utilizar medicação de cedência exclusivamente hospitalar deverão dirigir-se como habitualmente aos Serviços Farmacêuticos, solicitando-se que se façam acompanhar dos respetivos receituários em papel/caixas de medicamentos.

Todos os serviços ativaram os seus planos de contingência, estando assegurados os registos clínicos em suporte de papel.

Face às dificuldades impostas pelo ataque informático, o HGO apela aos utentes que se desloquem ao hospital apenas se estritamente necessário, e de forma a não sobrecarregar o Serviço de Urgência.

O HGO está em contacto permanente com o Centro Nacional de CiberSegurança (CNCS) e com a Polícia Judiciária, estando a ser realizados todos os esforços no sentido de repor os servidores afetados com a maior brevidade possível.

Lamentamos o transtorno causado a todos os nossos utentes e apelamos à compreensão para a situação vivida.

Oportunamente, se se justificar, o HGO fará um novo ponto de situação.