ATUALIZAÇÃO - HGO encerra temporariamente os Serviços de Urgência Pediátrica e Consulta Externa de Pediatria

02-12-2021

O Hospital Garcia de Orta, EPE (HGO) informa que à data de hoje, dia 02 de dezembro de 2021, não foram identificados casos positivos para a infeção por SARS-COV2, no âmbito do isolamento profilático imediato, decretado pela Autoridade de Saúde, aos 28 profissionais de Saúde dos Serviços de Urgência Pediátrica e Consulta Externa de Pediatria que tinham sido identificados como contactos de risco do caso, ligados ao surto já conhecido da variante Ómicron em Portugal.

Os 28 profissionais continuam a ser acompanhados pelo Serviço de Saúde Ocupacional do HGO e vão continuar em isolamento profilático, salvo orientação contrária da Autoridade de Saúde Local.

Em caso de situação de doença aguda, em crianças em idade pediátrica, apela-se à população que recorra, em primeiro lugar, aos centros de saúde do ACES Almada-Seixal, para atendimento entre as 08h00 e as 20h00, nos dias úteis. Aos fins-de-semana e feriados podem deslocar-se aos serviços de Atendimento Complementar do Centro de Saúde da Amora (Seixal) ou do Centro de Saúde Rainha D. Leonor (Almada), das 10h00 às 17h00.

Em situações que requeiram atendimento urgente de crianças em idade pediátrica, os utentes devem dirigir-se, para atendimento, nos hospitais da península de Setúbal e nos hospitais em Lisboa: Hospital D. Estefânia (Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central, EPE), Hospital de Santa Maria (Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte, EPE) ou no Hospital S. Francisco Xavier (Centro Hospitalar Lisboa Ocidental), este último no período diurno.

O Hospital Garcia de Orta ativou todos os procedimentos necessários para garantir a prestação dos melhores cuidados de saúde à sua população, no respeito pelos níveis de qualidade e segurança estabelecidos, estando em permanente contacto com a Autoridade de Saúde Local, Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, IP, Direção Geral da Saúde e Tutela e dará seguimento às orientações que venham a ser emitidas.

_

30-11-2021

O HGO vai encerrar temporariamente os Serviços de Urgência Pediátrica e Consulta Externa de Pediatria, durante um período previsto de 14 dias, a partir de hoje, dia 30 de novembro, às 22h00.
O encerramento vai ocorrer na sequência de um caso confirmado de Covid-19, em profissional de saúde, em funções no HGO e ligado ao surto já conhecido da variante Ómicron em Portugal.

Cumprindo as orientações da Autoridade de Saúde, o Hospital aplicou a medida de isolamento profilático imediato a todos os contactos de risco identificados.

Foram detetados 28 contactos de risco entre os profissionais de saúde, os quais estão a ser acompanhados pelo Departamento de Saúde Ocupacional do hospital e vão permanecer em isolamento profilático durante 14 dias. Todos os profissionais identificados como contactos de risco realizaram teste PCR, para pesquisa de SARS-COV2, e até ao momento não foram confirmados resultados positivos.

No mesmo âmbito, foram igualmente identificados 28 utentes, considerados contactos de risco, em ambulatório, que já estão a ser seguidos pela autoridade de saúde local.

No Serviço de Pediatria do HGO vão manter-se em funcionamento o Internamento, Urgência Interna, Unidade de Cuidados Intensivos Pediátricos e Neonatais, Centro de Desenvolvimento da Criança Torrado da Silva e Unidade de Psiquiatria da Infância e Adolescência.

No caso de situações que requeiram atendimento urgente de crianças em idade pediátrica, em unidade de saúde hospitalar, os utentes devem dirigir-se para atendimento nos hospitais da península de Setúbal, bem como no Hospital D. Estefânia (Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central, EPE), no Hospital de Santa Maria (Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte, EPE) ou no Hospital S. Francisco Xavier (Centro Hospitalar Lisboa Ocidental), este último no período diurno.

Apela-se à população que, em caso de situação de doença aguda, em crianças em idade pediátrica possa recorrer, em primeiro lugar, aos centros de saúde do ACES Almada-Seixal, para atendimento entre as 08h00 e as 20h00, nos dias úteis. Aos fins-de-semana e feriados podem deslocar-se aos serviços de Atendimento Complementar do Centro de Saúde da Amora (Seixal) ou do Centro de Saúde Rainha D. Leonor (Almada), das 10h00 às 17h00.

_

imagem do post do ATUALIZAÇÃO – HGO encerra temporariamente os Serviços de Urgência Pediátrica e Consulta Externa de Pediatria