Conselho de Administração do HGO recebe candidatos do Partido Chega

O Conselho de Administração (CA) do Hospital Garcia de Orta, (HGO), EPE recebeu os candidatos à Câmara e Assembleia Municipal de Almada, pelo Partido Chega, Manuel Matias e Isabel Rebelo, no passado dia 10 de setembro.

Os membros do Conselho de Administração fizeram um ponto de situação sobre os cuidados prestados à população do concelho de Almada, Seixal e aos cidadãos de outras áreas do país para quem o Hospital Garcia de Orta é a referência a Sul.  O CA do HGO transmitiu o empenho desde o início do seu mandato, na centralidade no doente e no esforço de melhoria do acesso. Fatores só possíveis com a enorme entrega que os profissionais do HGO têm demonstrado.

Dos temas da reunião fizeram parte os investimentos do Hospital, em espaços e novos equipamentos, por forma a melhorar as condições físicas e técnicas para responder aos doentes “Covid” e “não Covid”. Na ótica da melhoria contínua, foi abordado o projeto de expansão e requalificação do HGO, recentemente apreciado pela Tutela e que, a concretizar-se, vai proporcionar um claro e inegável acréscimo das condições físicas e na qualidade dos cuidados prestados pelos profissionais deste Hospital do Serviço Nacional de Saúde, em complementaridade com o futuro Hospital do Seixal.

Foram igualmente abordados temas relacionados com os esforços desenvolvidos pelo CA do HGO em processos de melhoria na referenciação e articulação com os cuidados de saúde primários, no acesso aos cuidados hospitalares, redução de listas de espera e a prestação de cuidados à população migrante que acorre ao hospital.

A evolução das carreiras profissionais e identificação de áreas carenciadas de recursos humanos, como a Anestesiologia constituíram outros dos temas discutidos.
Estiveram igualmente em debate, o esforço do Hospital na reabertura 24 horas/dia da Urgência Pediátrica e a “pressão assistencial” dos profissionais do HGO na gestão de internamentos prolongados, devido a internamentos de doentes com alta clínica que aguardam respostas sociais, em unidades de cuidados continuados ou do setor social capazes de assegurar a continuidade de cuidados e assistência.

imagem do post do Conselho de Administração do HGO recebe candidatos do Partido Chega