Conselho de Administração do HGO recebe Equipa da Iniciativa Liberal

O Conselho de Administração (CA) do Hospital Garcia de Orta (HGO), EPE recebeu ontem, 22 de julho, a Equipa de candidatos do Partido Iniciativa Liberal, ao concelho de Almada. Pelo Iniciativa Liberal estiveram presentes Diogo Prates e Bruno Coimbra, cabeças de lista respetivamente à Assembleia Municipal e Câmara Municipal e os candidatos às Juntas de Freguesia do concelho: Marta Pereira, Susana Matinhos e Luís Arcângelo.

O CA do HGO transmitiu o empenho que tem manifestado na melhoria do acesso e centralidade no doente, desde o início do seu mandato. A par do esforço realizado na organização de espaços e circuitos, para dar resposta à pandemia por Covid-19 e manter o acesso aos doentes “covid” e doentes “não Covid”, foi assinalado o investimento em equipamentos em áreas como a Imagiologia e Medicina Nuclear, bem como em novos espaços e Serviços incrementados a pensar nos profissionais e nos utentes do HGO.

Na reunião conjunta, o CA partilhou a sua visão para os próximos dez anos, consubstanciada no Plano de Expansão e Requalificação do HGO que recentemente apresentou à Tutela. A concretizar-se, aquele plano vai proporcionar um claro e inegável acréscimo das condições físicas e na qualidade dos cuidados prestados pelos profissionais deste Hospital do Serviço Nacional de Saúde, em complementaridade com o futuro Hospital do Seixal.

Foram igualmente abordados temas como as vantagens da prestação e organização de cuidados de hospitalização domiciliária, bem como temas relacionados com recursos humanos, acesso a serviços cirúrgicos e ainda a reabertura 24 horas/dia da Urgência Pediátrica no HGO.

A articulação entre os cuidados hospitalares e os cuidados de saúde primários, em situações de resposta à doença aguda estiveram igualmente em debate.

O CA identificou projetos em que a colaboração entre hospital e poder local traz vantagens para a saúde dos cidadãos, nomeadamente no que concerne a desinstitucionalização de doentes e a articulação com outro nível de cuidados, no que respeita os cuidados de apoio domiciliário. Foram elencados exemplos de projetos que envolvem cuidadores informais, projetos na área da Psiquiatria e na Pedopsiquiatria em que os utentes do Hospital têm beneficiado e poderão beneficiar da relação estreita entre o Hospital e a Câmara Municipal de Almada.

imagem do post do Conselho de Administração do HGO recebe Equipa da Iniciativa Liberal