Conselho de Administração recebe Equipa do Bloco de Esquerda

O Conselho de Administração (CA) do Hospital Garcia de Orta (HGO) recebeu hoje, 19 de julho, a Equipa do Bloco de Esquerda (BE). A visita contou com Catarina Martins, Coordenadora do Bloco de Esquerda, Joana Mortágua, deputada, vereadora e cabeça de lista à Câmara Municipal de Almada, Adelino Fortunato e Mário André Macedo.

O CA do HGO transmitiu o empenho que tem manifestado na centralidade no doente e esforço de melhoria do acesso, desde o início do seu mandato. Foram simultaneamente assinalados os projetos e investimentos que têm vindo a ser realizados para melhorar as condições de profissionais e utentes do HGO.

Na reunião conjunta, o CA partilhou a sua visão para os próximos dez anos, consubstanciada no projeto de expansão e requalificação do HGO, apresentado recentemente à Tutela. A concretizar-se, aquele plano vai proporcionar um claro e inegável acréscimo das condições físicas e na qualidade dos cuidados prestados pelos profissionais deste Hospital do Serviço Nacional de Saúde, em complementaridade com o futuro Hospital do Seixal.

Foram igualmente abordados temas relacionados com a retoma de atividade assistencial, seja no contexto de pandemia por Covid19, seja no empenho da retoma de atividade clínica programada, nomeadamente, no incremento do acesso dos doentes a consultas, MCDT e a cirurgias. Temas relacionados com recursos humanos e estratégia do CA para resolver o acesso do bloco central e a reabertura 24 horas/dia da Urgência Pediátrica foram igualmente debatidos. No que concerne a realização de Consultas Externas, nomeadamente, com recurso a teleconsultas, foi dado conta pelo CA que o nível de realização é superior ao período pré-pandemia. Quanto aos constrangimentos vividos no Bloco Central, atualmente com níveis de realização próximos dos anos de 2019 e 2020, o CA deu nota do empenho na procura ativa de encontrar soluções que mitiguem a lista de espera cirúrgica.

imagem do post do Conselho de Administração recebe Equipa do Bloco de Esquerda