O Conselho de Administração (CA) do Hospital Garcia de Orta (HGO), EPE recebeu, ontem dia 13 de julho, a equipa de Maria das Dores Meira, “cabeça de lista”, da candidatura da CDU à Câmara Municipal de Almada. Na reunião conjunta, os membros do Conselho de Administração fizeram um ponto de situação sobre os cuidados prestados à população do concelho de Almada, Seixal e aos cidadãos de outras áreas do país para quem o HGO é a referência a Sul.

O CA do HGO transmitiu o empenho que tem imprimido desde o início do seu mandato, na centralidade no doente e no esforço de melhoria do acesso. Fatores só possíveis com a enorme entrega que os profissionais do HGO têm demonstrado.

Dos temas da reunião fizeram parte os investimentos do Hospital para melhorar as condições físicas e técnicas que possam dar resposta aos doentes “Covid” e “não Covid”. Na ótica da melhoria contínua, foi abordado o projeto de expansão e requalificação do HGO, apresentado recentemente à Tutela que, a concretizar-se, vai proporcionar um claro e inegável acréscimo das condições físicas e na qualidade dos cuidados prestados pelos profissionais deste Hospital do Serviço Nacional de Saúde, em complementaridade com o futuro Hospital do Seixal.

Foram igualmente abordados temas relacionados com a retoma de atividade assistencial, seja no contexto de pandemia por Covid19, seja no empenho da retoma de atividade clínica programada, nomeadamente, no incremento do acesso dos doentes a consultas, meios complementares de diagnóstico e terapêutica (MCDT) e a cirurgias.

Temas relacionados com recursos humanos e estratégia do CA para resolver o acesso do bloco central e a reabertura 24 horas/dia da Urgência Pediátrica foram igualmente debatidos.

No que concerne a realização de Consultas Externas, nomeadamente, com recurso a teleconsultas, foi dado conta pelo CA que o nível de realização é superior ao período pré-pandemia. Quanto aos constrangimentos vividos no Bloco Central, atualmente com níveis de realização próximos dos anos de 2019 e 2020, o CA deu nota do empenho na procura ativa em encontrar soluções que mitiguem a lista de espera cirúrgica.

imagem do post do Conselho de Administração recebe visita de Maria das Dores Meira, candidata à Câmara Municipal de Almada