Ir para o conteúdo

Ortopedistas do HGO aprendem novas técnicas em Simulador Virtual de Artroscopia

De 5 a 9 de julho, vários elementos do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Garcia de Orta, EPE participaram numa formação no Simulador virtual avançado – Virtamed (VirtaMed ArthroS™), disponibilizado pela DePuySynthes, da J&J, para desenvolver competências técnicas, na realização de artroscopia de Joelho e do Ombro.

O módulo disponibilizado permitiu que os médicos do Serviço praticassem, virtualmente, técnicas básicas necessárias em artroscopia e ensino no manuseamento do artroscópio, antes de aplicá-las em situações reais de artroscopias complexas de joelho e do ombro.

A artroscopia é um procedimento cirúrgico, realizado por cirurgiões ortopédicos, geralmente em regime de ambulatório. Este procedimento permite analisar a estrutura interna de uma articulação, com recurso ao artroscópio, um aparelho de visualização, em forma de tubo, com fibras e lentes óticas. Para aceder ao interior da articulação, o artroscópio é inserido em pequenas incisões na pele. Está ligado a uma câmara de vídeo que permite visualizar o interior da articulação, projetando a imagem do interior da articulação, num monitor, tipo televisão.

Por norma, a artroscopia é associada a diversos benefícios para os doentes. Sendo um procedimento menos invasivo que as técnicas cirúrgicas “tradicionais”, está associada a situações com menor trauma dos tecidos, menor dor pós-operatória e com um potencial de recuperação mais rápida.

A artroscopia é utilizada como método cirúrgico para reparar lesões intra-articulares. Exemplos de situações mais comuns do joelho e ombro em que é praticada são as que se destinam ao tratamento de patologias como: lesões de meniscos, cartilagem e ligamentos no joelho, lesões de tendões, cartilagem e tratamento da instabilidade do ombro.

imagem do post do Ortopedistas do HGO aprendem novas técnicas em Simulador Virtual de Artroscopia