Ir para o conteúdo

Horário de Visitas e Atendimento

O Hospital Garcia de Orta, E.P.E. (HGO), depois de um período de restrições motivadas pela pandemia da Covid-19, atualizou as regras relativas a Visitas e Acompanhantes.

Visitas

Serviço de Internamento Geral:

  1. As visitas devem ser agendadas com os respetivos Serviços;
  2. O horário das visitas é realizado em dois períodos:
    – 14h às 16h
    – 17h às 19h
  3. A duração máxima de cada visita é de 30 minutos;
  4. Cada doente poderá receber até 2 visitantes em cada período, não sendo permitida mais do que uma visita, por doente, em simultâneo;
  5. De segunda-feira a sexta-feira, os visitantes devem entrar pela porta dos utentes do piso 1;
  6. Aos fins de semana e feriados, a entrada deve ser feita pela Portal Principal do piso 0;
  7. A visita por parte de crianças ou jovens até aos 16 anos só é permitida desde que acompanhados por um adulto e no caso de o doente ser familiar de primeiro grau (pai/mãe, irmão/irmã) ou com grau de afinidade significativo;
  8. A visita deve ser agendada no secretariado de cada serviço, presencialmente, das 8h às 17h,  ou por telefone, das 10h às 12h30.

Serviço de Urgência Geral:

  1. Os doentes internados na Unidade de Internamento Médico-Cirúrgico (UIMC) podem receber a visita de 1 familiar/pessoa de referência, durante o período máximo de 15 minutos, nos seguintes horários:
    – 12h às 14h
    – 17h às 20h
  2. Na Área de Observação Clínica os doentes podem ter visitas de curta duração, conforme as condições do espaço e número de doentes existentes nessas áreas, cabendo à Equipa de Enfermagem a análise de cada caso;
  3. A operacionalização das visitas deverá ser feita com o apoio do Gabinete de Informação e Acompanhamento, através do e-mail gia@hgo.min-saude.pt, dos contactos 212 726 705 | 924 471 822 ou presencialmente.

Bloco de Partos, Urgência Ginecológica/Obstétrica, Serviço de Grávidas e Puerpério:

  1. Atendendo às especificidade destes Serviços, as visitas só estão autorizadas em casos excecionais, cabendo a decisão à Equipa Médica ou de Enfermagem, sendo que os visitantes deverão contactar diretamente os referidos serviços de modo a solicitar e a agendar a visita.

Internamento de Pediatria (Médica e Cirúrgica):

  1. O período de visitas é das 15h às 20h, cabendo a decisão sobre a oportunidade das mesmas ao Enfermeiro Gestor/Responsável de Turno.
  2. As crianças internadas podem receber 1 visitante, desde que acompanhadas por um dos/as pais/mães ou alguém que os represente.
  3. O tempo de visita não deve ultrapassar os 30 minutos.
  4. Crianças com menos de 12 anos só podem entrar se forem irmão/ã da criança internada, e por um curto período de tempo.

Acompanhantes

Serviço de Internamento Geral:

  1. O horário permitido para a permanência de 1 acompanhante junto doente é das 12h às 20h;
  2. As pessoas com deficiência ou em situações de dependência, com doença incurável e em estado final de vida têm direito ao acompanhamento permanente por parte de ascendente, descendente, do cônjuge ou equiparado, e na ausência ou impedimento destes, ou por sua vontade, de uma pessoa por si designada;
  3. A duração e condições do acompanhamento devem ser avaliados, caso a caso, pelo Enfermeiro Responsável do Serviço;
  4. A entrada dos acompanhantes deverá ser efetuada através da Porta Principal do piso 0.

Serviço de Urgência Geral:

  1. Na Área de Ambulatório é permitida a presença de 1 acompanhante, em regime de alternância, durante o tempo de permanência do doente no Serviço de Urgência Geral;
  2. Sempre que a taxa de ocupação da Área de Ambulatório seja muito elevada é apenas garantida a presença de acompanhantes de doentes de grande vulnerabilidade e/ou com alterações de ordem cognitiva;
  3. A operacionalização das visitas deverá ser feita com o apoio do Gabinete de Informação e Acompanhamento, através do e-mail gia@hgo.min-saude.pt, dos contactos 212 726 705 | 924 471 822 ou presencialmente.

Bloco de Partos e Urgência Ginecológica/Obstétrica

  1. No Serviço de Urgência Ginecológica/Obstétrica, é permitida a presença de 1 acompanhante junto da utente, exceto na área dos Gabinetes de Observação, onde a sua entrada é proibida por motivos de reserva da intimidade e privacidade das utentes, salvaguardando alguma situação excecional que deverá ser avaliada pelo Chefe de Equipa (médica ou de enfermagem).
  2. A mulher grávida tem direito ao acompanhamento por qualquer pessoa por si escolhida, durante todas as fases do trabalho de parto, exceto se existirem razões clínicas ou de segurança da parturiente ou do recém-nascido que o desaconselhem.

Serviço de Grávidas e Puerpério

  1. É permitido a permanência de um acompanhante junto da doente no período das 13h às 20h.

Internamento de Pediatria (Médica e Cirúrgica):

  1. A criança internada tem direito a acompanhamento permanente do pai e da mãe ou da pessoa que os substitua. No período noturno só pode ficar um acompanhante.
  2. A entrada e permanência noturna dos acompanhantes deverá ser efetuada até às 24h, através da Porta Principal, no piso 0.

Urgência Pediátrica

  1. Na sala de espera é permitida a presença de ambos/as os/as pais/mães, ou de quem os substitua, junto da criança doente.
  2. Durante o atendimento, nos Gabinetes de Observação Clínica, só é permitida a entrada de um dos pais/mães ou de quem os substitua.
  3. Na área de Internamento de Curta Duração é permitido o acompanhamento de ambos/as os/as pais/mães, ou de quem os substitua junto da criança doente.

Pode consultar aqui o novo regulamento de visitas e acompanhantes.

09/11/2020
imagem do post do Horário de Visitas e Atendimento