Se pretende viajar deve ter em atenção os cuidados especiais a ter antes, durante e após a viagem. Aconselha-se por isso a marcação de uma Consulta do Viajante, sobretudo se o seu destino for longínquo, dentro ou fora do Continente Europeu.
Idealmente esta consulta deve ser efetuada 4 a 6 semanas antes da data da partida.
A Consulta do Viajante é constituída por uma equipa multidisciplinar composta por médicos especialistas em doenças infeciosas e medicina tropical e enfermeiros com formação em medicina das viagens.
Para que servem as consultas de saúde do viajante?
- Para aconselhar as medidas preventivas a adotar antes, durante e depois da viagem. Estas medidas incluem a vacinação, medicação preventiva da malária, informação sobre higiene individual, cuidados a ter com a água e os alimentos que se ingerem, e outros aspetos para que deve estar alerta quando viaja. Também lhe podem ser fornecidas informações sobre a assistência médica e segurança no país de destino e aconselhamento sobre a farmácia que o viajante deve levar consigo;
- Para avaliar as condições de saúde do viajante antes da viagem, nomeadamente grávidas, crianças, idosos, indivíduos com doenças crónicas sob medicação, entre outros;
- Para prestar assistência médica após o regresso, diagnosticar problemas de saúde possivelmente contraídos durante a viagem, e para efetuar o controlo periódico de indivíduos que passam temporadas prolongadas em países ou regiões onde o risco de contrair doenças é elevado.
- Para administrar vacinas, incluindo a da febre amarela, e passar o respetivo certificado internacional.
Como marcar?
Consultas com marcação prévia, para adultos e crianças, através de:
Email: consulta.viajante@hgo.min-saude.pt
Telefone: 924 471 860 (dias úteis das 9 às 16 horas)
Presencialmente: Admissão de doentes – piso 1, Consultas Externas
Consultas Viajante: segundas e quartas-feiras das 13h00 às 18h00 e sextas-feiras das 13h00 às 18h30.
Centro de Vacinação Internacional: segundas, quartas e sextas-feiras das 13h30 às 19h00.
29/09/2020