Informação geral

De acordo com as orientações da DGS em vigor para a fase de mitigação da Pandemia COVID-19, todas as pessoas que desenvolvam quadro respiratório agudo de tosse (persistente ou agravamento de tosse habitual), ou febre (temperatura ≥ 38.0ºC), ou dispneia/ dificuldade respiratória, são considerados suspeitos de COVID-19 e devem ligar para a Linha SNS24 (808 24 24 24). De forma complementar, o contacto pelos doentes suspeitos de COVID-19, pode ser feito para linhas telefónicas criadas especificamente para o efeito, pelas ARS, em Unidades de Saúde Familiar (USF) ou Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP), neste caso divulgadas com recurso aos parceiros regionais e locais.

A avaliação pela Linha SNS24, ou pela USF / UCSP, permite o encaminhamento do doente suspeito de COVID-19 para:

• Autocuidados, em isolamento no domicílio e sob vigilância;
• Avaliação médica em Áreas Dedicadas COVID-19 nos Cuidados de Saúde Primários (ADC-COMUNIDADE);
• Avaliação médica em Áreas Dedicadas COVID-19 nos Serviços de Urgência do SNS (ADC-SU);
• CODU/INEM.

No caso da área de influência do HGO, as ADC-COMUNIDADE do ACES Almada / Seixal são duas, situadas em:

Centro de Saúde Almada, Rua Abel Salazar, 11, 2805-313 Almada. Telef. 212 725 530. Horário: Todos os dias úteis, fins de semana e feriados: 08:00 às 20:00;
Centro de Saúde Seixal, Rua Distrito Lobato – Quinta de Cima 2840-378 Seixal. Telef. 212 274 330. Horário: Todos os dias úteis, fins de semana e feriados: 08:00 às 20:00.

A ADC-SU do HGO situa-se, devidamente identificada, próxima do Serviço Urgência do HGO, funcionando todos os dias úteis, fins de semana e feriados: 00:00 às 24:00 (Telef. 212 940 294).

Acesso a cuidados de saúde

As medidas de contingência para prevenção e contenção da infeção por COVID-19 condicionam o Acesso presencial dos nossos Utentes às várias áreas de prestação de cuidados.

Não deve deslocar-se ao Hospital, exceto se tiver tido confirmação da manutenção dos atos que tivesse agendados.

Para informações gerais sobre agendamento de cuidados de saúde (Consultas Externas, Hospital de Dia, Internamento, etc.) no HGO , privilegie os contactos não presenciais disponibilizados de seguida:

• Email: secretariado.consultaexterna@hgo.min-saude.pt
• Telefone: 21 272 72 26, no horário das 9h às 17h

No caso particular de cuidados de saúde do Serviço de Oftalmologia, utilize os seguintes contactos não presenciais:

• Email: secretariado.oftalmologia@hgo.min-saude.pt
• Telefone: 212726896, no horário das 8h às 16h

Para informações sobre a Lista de Inscritos para Cirurgia, ou vales SIGIC, utilize os seguintes contactos não presenciais:

• Email: ulga@hgo.min-saude.pt
• Telefone: 212 726 896, no horário das 8h às 16h

Dispensa de medicamentos em ambulatório

Apesar do surto epidémico COVID-19, a Farmácia do HGO mantém o seu horário alargado de funcionamento – das 8h às 20h nos dias úteis e das 9h às 13h aos sábados – sendo o acesso à Farmácia feito exclusivamente a partir do exterior do edifício principal, em frente à entrada da Urgência Pediátrica, para evitar a circulação no interior do hospital, e mantendo uma distância mínima de 1,5 metros entre pessoas.

Para o caso dos doentes, ou seus familiares e cuidadores, que não possam, nesta fase, deslocar-se ao HGO, ou não o devam fazer por razões clínicas específicas, foram organizadas diversas alternativas com o intuito de lhes fazer chegar a medicação prescrita, pelo que deverão sinalizar essa necessidade e contactar previamente a Farmácia através do email: farmaceuticos@hgo.min-saude.pt ou através do número de telefone 212 727 246, no horário acima indicado.

Apoio psicológico a profissionais e utentes

A linha de apoio psicológico do HGO – tem como objetivos:

• A contenção/suporte emocional aos utentes que, direta ou indiretamente, se encontrem em sofrimento psicológico relacionado com a pandemia;
• O suporte atempado aos profissionais, cujo desgaste em situação pandémica pode acelerar e promover vulnerabilidade psicossocial, a emergência de stress psicológico ou mesmo exaustão.

A atividade da COVID-19-LAP diferencia-se no suporte a 3 áreas de intervenção, correspondentes a 3 grupos de utentes que recorrem e/ou trabalham presentemente no HGO:

• Profissionais
• Crianças, adolescentes e suas famílias
• Adultos e suas famílias

A COVID-19-LAP funciona entre as 8h e as 20h, de segunda a sexta e tem os seguintes números de telefone:

Linha para profissionais: 924 471 940 | 924 471 941
Linha para crianças, adolescentes e suas famílias: 924 471 942 | 924 471 943
Linha para adultos e suas famílias: 924 471 944 | 924 471 945

Suspensão de visitas e informação a familiares

Na sequência da evolução da infeção pelo novo Coronavírus (SARS-CoV-2), encontram-se suspensas as visitas aos utentes internados.

A exceção são os doentes internados no Serviço de Pediatria, sendo apenas permitida a entrada de uma visita por dia, devidamente identificada pelos respetivos Serviços, no horário que lhes for indicado.

Os familiares (pessoa de referência) serão informados sobre a situação clínica dos Utentes Internados pelos profissionais dos respetivos Serviços, nos moldes a informar pelo Serviço.

Colaborar com o HGO

Quer ajudar o Hospital Garcia de Orta no âmbito da pandemia COVID-19?

Pode contribuir com doação monetária, equipamentos de proteção individual, serviços ou outros bens para os nossos profissionais e utentes.

Envie um email indicando Nome, Contacto Telefónico, Instituição, Tipo de Apoio e Descrição do Apoio para secretariado.ca@hgo.min-saude.pt.