Hospital Garcia de Orta realiza tratamento inovador único no SNS

O Hospital Garcia de Orta (HGO) é o único Hospital público a realizar em Portugal o tratamento inovador SUPRACOR-LASIK, que permite corrigir a presbiopia, ou seja, a dificuldade de ver ao perto e a necessidade de óculos de leitura.

O Hospital Garcia de Orta adquiriu um equipamento LASER topo de gama para o Serviço de Oftalmologia que possibilita a realização de cirurgias para corrigir os erros refrativos dos olhos, designadamente na miopia, hipermetropia e astigmatismo. O mesmo equipamento, através de um desenvolvido software e da formação específica de uma equipa multidisciplinar, permite agora a realização da cirurgia SUPRACOR-LASIK, uma cirurgia ocular a LASER para a correção de erros de refração relacionados com a idade.

Segundo o Diretor do Serviço de Oftalmologia do HGO, Dr. Nuno Campos, “o HGO em bom momento adquiriu este LASER que nos permite agora, e ao longo dos anos, ir melhorando e ir oferecendo uma maior abrangência nos tratamentos oculares. Trata-se de um tratamento inovador que, seguramente, irá dar resposta a muitos utentes “.

SUPRACOR-LASIK consiste num tratamento LASER com multifocalidade na córnea, que permite aumentar a visão de perto e intermédia. O procedimento é normalmente realizado só no olho não dominante e é rápido, simples, seguro e eficaz. Em apenas algumas horas é alcançada uma boa acuidade visual e a leitura é geralmente possível sem o auxílio de óculos de leitura ou lentes de contacto. Os resultados são permanentes no olho operado.

A presbiopia ou “vista cansada” é uma condição natural associada ao envelhecimento, a partir dos 40/50 anos, em que o olho apresenta uma capacidade progressivamente diminuída para focar objetos próximos, ou seja, de ver ao perto.

imagem do post do Hospital Garcia de Orta realiza tratamento inovador único no SNS